sexta-feira, 10 de maio de 2013

Flagra! Descaso com a saúde Humana e dos animais em Coronel Ezequiel-RN.

Mais de 20 cachorros doentes são vistos transitando pelas ruas de coronel Ezequiel-RN, Segundo Populares, a Situação desagradável já se torna insuportável e é motivo de piada pelas pessoas que visitam nosso município (Coronel Ezequiel-RN cidade dos cachorros doentes).

Além disso, muitas ruas da cidade estão repletas de cocô de cachorro e algumas delas já estão sendo chamada de rua da bosta, a situação se agrava ainda mais tendo em vista que muitas ruas a mais de três meses estão sem o serviço de limpeza urbana realizada  pelos  Garis/varredores de rua  e boa parte da população não contribui com a limpeza da cidade.

Na imagem a seguir o flagra de um cachorro doente em frete a creche municipal, visto todos os dias por populares se torna mais uma preocupação entre os moradores que já sabem que boa parte dessas doenças é transmissível para os seres humanos.

Tire você mesmo suas conclusões, que doença é essa e de quem é a culpa! Do poder Publico? Ou de boa parte da sociedade que insiste em dizer NÃO TENHO NADA A VER COM ISSO!



CAUSA MAIS FREQÜENTES 

Dermatites alérgicas
> Por picada de pulgas

Causa coceira intermitente com queda de pêlos. Ocorre mais na base da cauda, nas pernas e na barriga, mas em casos crônicos pode atingir outras partes do corpo, como o dorso.É tratada com anti-pulgas e,se a alergia for forte, com anti-alérgicos corticóides ou não esteróides.


> Por inalantes:

Conhecida como atopia, origina-se de poeira, ácaros, pólen, desinfetantes e outros produtos químicos aspirados pelo cão.A coceira aparece primeiro no abdômen e depois se espalha pelo corpo. Há também queda de pêlo, feridas na pele com infecções, pêlo seco ou engordurado e escurecimento da pele.Evite o contato do cão com a substância que lhe causa alergia. Os sintomas são combatidos com anti-alérgico corticóides ou não esteróides, xampus medicamentosos e, havendo feridas infectadas, anti-bióticos.

        
                                                   Humano                                               


Cachorro


> Medicamentosa
Aparece primeiro na barriga e se alastra por outras áreas, causando coceira, queda de pêlo, feridas na pele com infecções, pêlo seco ou engordurado e escurecimento da pele. Evite o uso de medicamentos que já causaram alergias no cão. O tratamento consiste no uso de anti-alérgicos corticóides ou não esteróides, xampus medicamentosos e anti-bióticos, no caso de haver feridas infectadas.
> Alimentar:

Conhecida como dermatite genérico-alimentar, é causada pelo excesso ou falta de algum nutriente na alimentação, ou pela sensibilidade do cão a um de seus componentes. No primeiro caso, há coceira, perda de peso, queda acentuada dos pêlos, vômito e diarréia. Os tipos mais comuns dessa dermatite são causadas pela deficiência de zinco e pela falta de vitamina A. No outro caso, há coceiras intensa pelo corpo todo, queda generalizada dos pêlos e feridas por toda a pele. No tratamento combatem-se os sintomas através de anti-alérgicos corticóides ou não esteróides, xampus medicamentosos e anti-bióticos, se houver feridas infectadas.


Sarnas
>Sarcóptica: 


Cachorro

Humano

Conhecida como escabiose canina, é causada pelo ácaro Sarcoptes Canis.O contágio acontece por contato com animal afetado ou com objeto utilizado por este.No início, há uma coceira muito intensa na cabeça, no abdômen e nas patas, que,de tão intensa, é capaz de levar à perda de peso. Pode evoluir para queda progressiva de pêlos por todo o corpo, vermelhidão na pele, com aparecimento de crostas e infecções, e posterior enegrecimento da pele. Deve-se tosar o cão para retirar uma das fontes de alimento do ácaro e inibir a proliferação de bactérias anaeróbicas.Utiliza-se também soluções parasiticidas à base de amitraz ou lindane e, nos casos mais graves, anti-bióticos e anti-alérgicos.O uso da ivermectina também é indicado, mas só deve ser feito por um veterinário, pois algumas raças, como Collies, Old English Sheepdogs e Pastores de Shetland, são muito sensíveis a esse medicamento, podendo até morrer se houver uma reação alérgica.
> Demodécica: 


Cachorro

Conhecida como sarna negra ou demodicose, é causada pelo ácaro Demodex canis. Os primeiros sintomas são queda de pêlos na cabeça e nas extremidades do corpo. Quando está associada a uma infecção bacteriana, há uma coceira intensa.Acredita-se que o contágio acontece por contato direto durante os primeiros dias de vida. Os sintomas só costumam aparecer quando há baixa resistência ( no primeiro ano de vida ou em cães idosos). Se não for tratada, a queda de pêlos se generaliza e a pele fica enegrecida e com elevações. Aparecem crostas, úlceras, pus e há sangramento. É tratada com acaricidas à base de amitraz. Deve-se também usar anti-bióticos, por causa da infecção bacteriana secundária.
> Acme 
Espécie de espinha que causa coceira e queda de pêlo. em geral, aparece sob o queixo. É tratada com cremes anti-alérgicos, anti-inflamatórios e anit-fúngicos.


> Piododermatite dos cães pastores:

É causada por vários tipos de bactérias e o Pastor Alemão é a raça mais atingida. Há coceira e queda de pêlo, além de lesões com pus e sangramentos. Trata-se com anti-alérgicos e anti-bióticos.
>Queiletielose 
Provocada pelo ácaro Cheyletiella blakei, causa coceira intensa no dorso e abdômen. Trata-se com acaricidas à base de amitraz e carbamatos.

> Rabujo: 


Cachorro
O excesso de secreção das glândulas lubrificadoras do ânus faz o animal coçar-se, causando infecção local e até auto-mutilação. O tratamento é feito com anti-bióticos e, nos casos mais graves, com a retirada cirúrgica da glândula.
Humano
A leishmaniose
é uma doença crônica, de manifestação cutânea ou visceral (pode-se falar deleishmanioses, no plural), causada por protozoários flagelados do gênero Leishmania, da família dosTrypanosomatidae. O calazar (leishmaniose visceral)1 e a úlcera de Bauru (leishmaniose tegumentar americana)2 são formas da doença.

É uma zoonose comum ao cão e ao homem.3 É transmitida ao homem pela picada de mosquitosflebotomíneos, que compreendem o gênero Lutzomyia (chamados de "mosquito palha" ou birigui) ePhlebotomus.
Humano                                     Cachorro      

Nenhum comentário:

Postar um comentário