quinta-feira, 13 de junho de 2013

Agentes de Endemias de Cel. Ezequiel-RN, realizam distribuição de piabas visando o combate direto as larvas do mosquito Aedes aegypti.

Sob coordenação, de Allis Danilton, os Agentes de Endemias de Coronel Ezequiel-RN estão intensificando as medidas básicas de combate a dengue, eliminando e combatendo o surgimento de novos focos do mosquito, através de distribuição de piabas, visitas diárias as residências, tratamento de depósitos de água e tomando todas as medidas possíveis no combate ao Aedes aegypti.

 O coordenador enfatiza ainda a grande importância da população, que pode de maneira direta ajudar no combate a dengue, através da utilização de medidas básicas para eliminar os criadouros e evitar a reprodução e proliferação do Aedes aegypti. 




Medidas de Combate à dengue (para eliminar os criadouros e evitar a reprodução e proliferação do Aedes aegypti)
- Não deixar água parada em pneus fora de uso. O ideal é fazer furos nestes pneus para evitar o acúmulo de água;
- Não deixar água acumulada sobre a laje de sua residência;
- Não deixar a água parada nas calhas da residência. Remover folhas, galhos ou qualquer material que impeça a circulação da água.
- A vasilha que fica abaixo dos vasos de plantas não pode ter água parada. Deixar estas vasilhas sempre secas ou cobri-las com areia;
- Caixas de água devem ser limpas constantemente e mantidas sempre fechadas e bem vedadas. O mesmo vale para poços artesianos ou qualquer outro tipo de reservatório de água;
- Vasilhas que servem para animais (gatos, cachorros) beber água não devem ficar mais do que um dia com a água sem trocar;
- As piscinas devem ter tratamento de água com cloro (sempre na quantidade recomendada). Piscinas não utilizadas devem ser desativadas (retirar toda água) e permanecer sempre secas;
- Garrafas ou outros recipientes semelhantes (latas, vasilhas, copos) devem ser armazenados em locais cobertos e sempre de cabeça para baixo. Se não forem usados devem ser embrulhados em sacos e descartados no lixo (fechado).
- Não descartar lixo em terrenos baldios e manter a lata de lixo sempre bem fechada;
- Sempre que observar alguma situação (que você não possa resolver), avisar imediatamente um agente público de saúde para que uma medida eficaz seja tomada.

Fonte de pesquisa:www.suapesquisa.com/ecologiasaude/combate_dengue.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário